Blog

XILITOL, MENOS CALORIAS..

XILITOL, MENOS CALORIAS..

Xilitol, menos calorias com maior sabor e uma boa proteção para a saúde bucal

O xilitol não só é um produto com o que melhorar a saúde bucal, com o que controlar as calorias ingeridas, conta com quase a metade de kilocalorias por grama que o açúcar. 

O que é o Xilitol?

O Xilitol oU Xylitol não é mais que um polialcool ou álcool do açúcar, ou seja que contém menores quantidade de calorias que seu ‘irmão’ açucarado. Por esta razão, atualmente a grande maioria de bebidas chamadas light incorporam entre seus ingredientes. Não contém álcool, como também as particularidades negativas do açúcar refinado.

  • Pese a tudo, trata-se de uma substancia com calorias, já que não é mais que um carboidrato (poliol), com uma estrutura química muito parecida ao açúcar.

Contém um sabor menos doce que o açúcar refinado que usamos a diário desde de manhã (em um café) ou á noite acompanhado de qualquer sobremesa doce, a pesar de não tem mau sabor.

De maneira natural, o xilitol é uma substancia que encontra nas fibras das frutas (morangos ou arandos) e também alguns vegetais como a couve-flor. Também o abedul é um gerador de xilitol, o que gerado alguns debates sobre o origem de alguns produtos comercializados.

Quais são as propriedades do Xilitol?

Mas, por que se deu estes usos tão diversos? Presta atenção, Xilitol propriedades:

  • XILITOL CALORIAS: De acordo com os estudos realizados, se trata de um produto com um 40% menos de calorias que o açúcar, contando com um sabor praticamente idêntico. Em concreto, se encontram 2,4 kcal por grama neste adoçante, enquanto que o açúcar alcança as 4 kcal. Daí que seja um ingrediente utilizado em dietas de perda de peso, já que também se adiciona facultades queimagorduras.
  • DENTES E GENGIVAS: Provem as caries. Melhora o fluxo salibal, impede o crescimento bacteriano na boca, principalmente lutando contra a bateria Streptococcus mutans. Os microorganismos que residem na zona, produto dos restos de comidas que ingerimos, tomam o xilitol, mas este impedi seu crescimento, o que impedi a produção de caries e problemas bucais.
  • NÃO ELEVA OS NíVEIS DE AÇÚCARES: Contém uma carga glicémica baixa, pelo que os estudos consideraram um regulador glicémico, sendo um ingrediente favorável para as pessoas diabéticas. Há uma grande diferencia de índice glicémico entre o xilitol e o açúcar. Enquanto que o primeiro tem uma carga 7, o segundo alcança entre o 60 e 70 de picos na glicose.
  • PREVINE A OSTEOPOROSE: Já que fomenta absorção do cálcio nos teus ossos.

Que benefícios pode aportar?

Já vimos as principais propriedades do adoçantes xilitol, pelo que os benefícios que presenta para a tua saúde são bastantes claros e aglutinam diferentes aspectos, desde a saúde bucal, a perda de peso, o atraso do envelhecimento ou da pele ou o trabalho favorecedor da saúde digestiva, entre outros.

ALIADO DOS TEUS DENTES

Devido aos seus benefícios, os investigadores descobriram que mastigar goma de mascar contém xilitol podem reduzir aparição de caries entre um 30 e um 80 por cento, algo que também ocorre com o desenvolvimento de baterias malignas para a saúde bucal.

Xilitol diabetes

É um produto que conta com a máxima segurança para as pessoas que sofrem diabetes.

Por todo isso o adoçante é mais recomendado para as pessoas com diabetes, muito mais que a stevia, ao considerar-se um produto muito más versátil; assim como o resto de polioles tais como manitol ou eritritol.

Anti-Envelhecimento

Porque o xilitol também encarrega de favorecer a geração de colagénio no nosso corpo.

Pele, cabelo ou unhas tem  proteína colagénio a base do seu bom desenvolvimento. 

Algumas investigações determinaram que o xilitol aumenta o corpo pela quantidade de colagénio, o que ajudaria atrasar o envelhecimento da pessoa.

Para o sistema digestivo

Trata se de uma substancia que fomenta as bactérias positivas da flora intestinal, o que produz uma melhora considerável do sistema digestivo do individuo.

Contraindicações

Apesar de todas as coisas boas que falamos aqui neste artigo sobre o xilitol, também devemos ter presente algumas advertências sobre seu consumo diário e seus possíveis efeitos secundários.

Se trata de um produto reconhecido como seguro pela EFSA e a OMS para seu uso alimentar, assim como para seu uso em produtos farmacêuticos e para a saúde bucal.

Se consumimos em quantidades altas podem produzir gases, inchaço e efeitos laxantes. Não se trata de um produto recomendável para pessoas com síndrome do intestino irritável ou aqueles intolerantes aos hidratos de carbono não digeríveis.

Loja Online: Xilitol - 750gr



×