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Como proteger nossos ossos e articulações!!

Como proteger nossos ossos e articulações!!

Algumas das causas do desenvolvimento de doenças ósseas e articulares são hereditariedade, obesidade, hábitos alimentares pouco saudáveis ​​ou estilo de vida sedentário. As causas de distúrbios musculoesqueléticos também podem começar na infância por causa de movimentos corporais incorretos que levam ao desequilíbrio muscular, resultando em um distúrbio de postura corporal.

Prevenção de distúrbios musculoesqueléticos:

  • Mantenha o seu peso corporal ideal, o excesso de peso sobrecarrega inutilmente o nosso sistema músculo-esquelético.
  • Lucre com atividades físicas regulares e alongamento, mas tome cuidado com a sobrecarga excessiva.
  • Hoje em dia, muitos de nós passam muito tempo sentados em frente ao computador, portanto, preste atenção à sua posição sentada. A altura da cadeira deve permitir que você tenha os dois pés tocando o chão completamente, os quadris devem estar um pouco mais altos que os joelhos e você deve evitar ficar curvado.
  • Mantenha-se aquecido. Principalmente a dor nas costas pode ser causada pelo frio.
  • Desfrute de massagens não só nos músculos, mas também nas articulações, usando géis corporais de suporte.
  • A prevenção também inclui a ingestão de proteína suficiente para garantir uma condição óssea normal.
  • Certifique-se de consumir micronutrientes suficientes. Algumas vitaminas e minerais podem apoiar a condição óssea ideal e a produção de colágeno.

 

Vitaminas e minerais benéficos:

  • VITAMINA C: A vitamina C é mais conhecida por seus efeitos antioxidantes e por sua capacidade de apoiar nosso sistema imunológico. Além disso, otimiza a produção de colágeno, que é vital para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, pele ou dentes. Também nos ajuda a reduzir a fadiga e a exaustão e a absorver o ferro. A vitamina C ocorre naturalmente no repolho fermentado, na fruta, nos vegetais e nas batatas, o que os torna uma fonte importante de vitamina C para os checos, visto que os consomem como acompanhamento com muita frequência. 
  • VITAMINA D: Todos nós nos lembramos de ser instruídos, quando crianças, a comer cálcio e vitamina D suficientes para sustentar o crescimento e o desenvolvimento de nossos ossos. Esta vitamina também é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O efeito menos conhecido é a capacidade de manter as funções musculares normais. A vitamina D é encontrada em peixes e seus subprodutos, gema de ovo e outros alimentos que geralmente são enriquecidos com vitamina D, como leite, leite de soja ou cereais selecionados. Nossa pele também é capaz, graças aos raios solares UVB, de produzir vitamina D3. 
  • CÁLCIO: Como já mencionado, o cálcio é necessário para a condição normal dos ossos e dentes. Também ajuda a prevenir a perda de minerais dos ossos nas mulheres após a menopausa, otimiza as funções musculares e apóia o metabolismo energético normal. O cálcio ocorre naturalmente no leite e produtos lácteos, sementes de papoula, alguns legumes, nozes e sementes. 
  • COBRE: A importância do cobre para o nosso organismo não é tão conhecida já que a maioria da população não sofre de sua deficiência. No entanto, é bom saber que o cobre nos ajuda a manter o tecido conjuntivo normal, otimiza o transporte de ferro em nosso corpo e protege as células do nosso corpo do estresse oxidativo. O cobre ocorre naturalmente no intestino, na carne, nos cereais, nos peixes ou no chocolate.

 

AUTOR:

Terapeuta nutricional: Bc. Veronika Pokorna, DiS.



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